Qual a periodicidade do plano de Marketing?

28-06-2023

Um bom plano de Marketing deve combinar a estratégia com a táctica. A táctica depende da estratégia do marketing, por isso a estratégia é o primeiro momento do plano de Marketing.

Plano Estratégico

Quando falamos em plano estratégico, estamos a pensar eu um ou mais anos.

As decisões aqui tomadas têm de estar alinhadas com a cultura da empresa (descrição, história, quem somos, missão etc), a identidade visual ou branding (logo, cores, tipografia, infográficos etc), o portfólio (categorias e produtos), o posicionamento, os segmentos de mercado e as personas.

O plano estratégico estabelecido é definido em torno de um objectivo principal mas pode ser corrigido, adaptado a novos objectivos ou actualizado, se for necessário. Será então preciso definir etapas e os respectivos resultados esperados, determinar os recursos que serão alocados a essas actividades e alternativas para possíveis falhas.

Plano Táctico

O plano táctico é elaborado por períodos mensais, trimestrais ou semestrais e é um desdobramento do plano estratégico. O objectivo geral anteriormente definido será devidamente detalhado e organizado individualmente, para se atingirem os objectivos precisos, possibilitando a melhoria contínua. Nessa fase, o Marketing dividir-se-á entre equipas diferentes como: pesquisa, monitorização, publicidade, assessoria de imprensa, marketing digital etc. A sua divisão depende das necessidades de cada negócio e dos métodos adoptados.