Qual a diferença entre Público-Alvo e Persona?
O que é o Público-Alvo?
O Público-Alvo é um grupo de clientes que, com base na faixa etária, na escolaridade, na profissão, nos hábitos de compra e nos interesses, têm características em comum, e apresentam uma maior tendência para adquirir os produtos ou serviços que são oferecidos.
Em primeiro lugar, tens de descobrir quem é o teu público-alvo e, para isso, poderás fazer uma análise à base de dados dos clientes que já compraram algum produto ou serviço da tua empresa. Caso a tua empresa seja nova, tens de realizar uma pesquisa de mercado ou pesquisar a informação relativa ao teu sector de actividade.
O que é a Persona?
A Persona é uma representação fictícia do teu cliente ideal, com base em pesquisas de mercado e em características de clientes já existentes.
O seu perfil é baseado em dados reais, sobre características e comportamentos dos teus clientes, bem como as suas motivações pessoais, objectivos, problemas, necessidades e ambições. Quanto mais específico e detalhado for o perfil da tua Persona, mais assertivo serás nas tuas estratégias, tanto na criação da estratégia de Marketing Digital, quanto na abordagem do teu departamento comercial ou de vendas.
Público-Alvo versus Persona
Os conceitos de Público-Alvo e de Persona podem ser muito parecidos mas, na verdade, são conceitos distintos, e são essenciais em diferentes etapas na criação de uma estratégia para o teu marketing digital. O Público-Alvo deve ser uma das primeiras etapas a definir numa estratégia de marketing digital. Nesta fase, as informações sobre o cliente ideal devem ser mais generalizadas. Definidas as características comuns dos teus clientes, deves passar à fase da criação da tua persona ou personas. Estas ajudar-te-ão a segmentar o teu público e a conseguir traçar estratégias mais individualizadas e focalizadas. Para que as personas sejam correctamente criadas, é necessário haver um conhecimento mais aprofundado sobre os clientes já existentes e o que estão a consumir.
A nível de comunicação, existem também grandes diferenças entre estes dois conceitos. Quando as empresas só têm um Público-Alvo definido, o relacionamento entre a empresa e o cliente é mais distante e superficial, por se estar a comunicar com um público em geral, sem se conhecerem exactamente os seus interesses. Pelo contrário, as Personas permitem um relacionamento mais íntimo e pessoal, porque estaremos a comunicar com um grupo de clientes com um interesse específico, aumentando a confiança desses clientes.
Confere, de uma forma mais abreviada, as principais diferenças entre Público-Alvo e Persona:

Público-Alvo:
Grupo de pessoas
Visão mais ampla e menos pessoal
Não oferece detalhes da personalidade de uma pessoa concreta
Pessoas com provável interesse no produto ou serviço
Conteúdo mais generalizado e comportamento dos cliente não especificados

Persona:
Imagem do cliente ideal
Possui uma identidade definida com nome, profissão, localização e principais hobbies
Oferece informação detalhada sobre a personalidade de uma pessoa individualmente
Maior compreensão sobre o que a tua Persona procura
Maior segmentação e personalização de conteúdo