Quais são os vários tipos de KPIs no Marketing

07-08-2023

Cada empresa ou projecto requer KPIs específicos. Dependendo do tipo de empresa e do sector de actividade, há uma série de métricas que facilitam a tomada de decisões e, consequentemente, a obtenção de certas vantagens competitivas:

Na área do Marketing, temos diversos KPIs:

Custo de Aquisição de Clientes (CAC):

Calcula o custo médio investido para adquirir um novo cliente por meio de cações de marketing.

Retenção de Clientes (Churn Rate):

Mede a taxa de clientes que cancelaram ou deixaram de fazer negócio com a marca durante um período específico.

Taxa de Conversão do Funil de Marketing:

Mede a proporção de leads que avançam em cada etapa do funil de marketing, desde o primeiro contato até se tornarem efectivamente clientes.

Ciclo de Vendas:

Mede o tempo médio desde o primeiro contacto com um cliente potencial até à concretização da venda.

Taxa de Conversão:

Mede a percentagem de visitantes que executam uma acção desejada, como preencher um formulário, fazer uma compra ou assinar uma newsletter.

Taxa de Rejeição (Bounce Rate):

Mede a percentagem de visitantes que encerram uma página do site e saem sem realizar qualquer acção.

Tempo Médio na Página:

Mede o tempo médio que os visitantes passam numa dada página do site.

Taxa de Cliques (CTR - Click-Through Rate):

Mede a proporção de cliques num link, anúncio ou chamada para acção relativamente ao número de vezes que ele foi exibido.

Taxa de Abertura de E-mails:

Mede a percentagem de destinatários que abriram um e-mail específico relativamente ao total de e-mails enviados.

Taxa de cancelamento de e-mails:

Mede a percentagem de pessoas que optaram por não receber mais e-mails após receberem uma campanha de e-mail marketing.

Taxa de Partilha de Conteúdo:

Mede a proporção de pessoas que partilham o conteúdo da empresa nas suas redes sociais ou através de outros meios.

Taxa de Engagement nas Redes Sociais:

Mede o envolvimento e interacção dos seguidores com as publicações e conteúdos nas redes sociais da empresa.

Taxa de Alcance e Impressões:

Mede o número de pessoas que foram expostas a determinado anúncio ou conteúdo (alcance) e o número total de vezes que esse anúncio ou conteúdo foi exibido (impressões).

Retorno sobre Investimento (ROI):

Mede o lucro gerado em relação aos investimentos realizados em marketing. É uma métrica crucial para avaliar a eficácia das campanhas.