Publicidade Online: Paga, Própria e Ganha
A publicidade online tem como objectivo influenciar a compra de produtos ou serviços por meio de anúncios nas plataformas digitais e pode ser posta em prática através de três estratégias: paid (media pagos), owned (media próprios) e earned (media ganhos).
Os Media Pagos são uma forma de publicidade em que a empresa paga para ter a mensagem promovida, como anúncios pagos por clique (Google Ads ou Facebook Ads), Marketing de Afiliados (estratégia que consiste na promoção e divulgação de produtos ou serviços por terceiros) e Marketing de Display (anúncios em banner que, quando clicados, levam o consumidor a um site ou a uma landing page.)
Os Media Próprios não precisam de um pagamento a terceiros; este tipo de media abrange todos os canais que estão sob controlo directo da tua empresa, como o teu site, o teu blog, as tuas redes sociais e o envio de emails.
Os Media Conquistados são uma forma de divulgação de uma empresa, marca ou produto que ocorre sem a necessidade de pagamento, como recomendações ou avaliações em redes sociais ou em blogs ou artigos escritos sobre a empresa.
