Porque são importantes as Personas?

O primeiro motivo que justifica a importância das Personas é que elas ajudam a tua empresa a conhecer o teu público com mais profundidade, permitindo-te oferecer as melhores soluções e adoptar estratégias de marketing mais eficientes.
Com a criação da tua Persona, passas a ter uma visão mais clara e objectiva sobre a tua audiência e podes focar-te e alinhar os teus esforços. No caso de Marketing de Conteúdo, a Persona será uma peça-chave para desenvolver conteúdo relevante e que faça sentido para o teu público.
Confere agora alguns benefícios que comprovam a importância das Personas para o teu negócio:
Foco
As Personas permitem ter um conhecimento mais profundo de com quem a tua marca quer comunicar, de como os teus clientes interagem com as tecnologias e quais os conteúdos que mais lhes interessam.
Podes ajustar a tua comunicação às necessidades dos teus clientes, fazendo com que eles se sintam especiais com um produto ou serviço único para eles.
Ajudam a definir os meios, o tom e a linguagem do teu conteúdo
As Personas fornecem insights valiosos identificando as redes sociais mais adequadas, a abordagem a utilizar, os meios de comunicação a investir, o melhor timing para oferecer um produto e a periodicidade do email marketing etc.
A mensagem e o tom de comunicação têm de ser igualmente ajustados à tua Persona ; por exemplo, não será benéfico utilizar um tom de comunicação jovem e descontraído, se o teu público for de alguma idade e conservador.
Ajuda a desenhar as tuas estratégias de marketing
O mercado está cada vez mais competitivo, e ter como base sólida o conhecimento de quem são os teus clientes em potencial é o caminho certo para alcançar o sucesso. Deves tomar em consideração que todos os serviços, produtos, acções publicitárias e estratégias de marketing se focarão neste tipo de público.