Porque fazer um plano de Marketing?

05-07-2023

O plano de Marketing garante o crescimento do teu negócio e, por isso, é fundamental para o funcionamento da tua empresa.

 Ao elaborares um plano Marketing, estás ajudar a tua equipa a actuar na relação com o teu cliente, na organização interna da tua empresa e na relação com o mercado e concorrência.

Existem vários motivos para fazer um plano de Marketing:


Permite recolher informações sobre o público-alvo

Só depois de conheceres bem o teu público-alvo conseguirás desenvolver uma estratégia de marketing mais assertiva e só um plano de Marketing fornece estas informações sobre as pessoas que supostamente têm interesse em comprar o teu produto ou serviço!

Permite recolher informações sobre o mercado e concorrência

O planeamento de marketing também faz a análise do mercado e da concorrência, apontando as ameaças e as oportunidades em relação a outras empresas, bem como os pontos fortes e fracos do teu negócio para conseguires determinar o teu diferencial e as melhores práticas para o revelares ao público.

Ajuda a definir e atingir objectivos

Dando uma visão geral de mercado, da tua concorrência e do teu público-alvo, o Plano de Marketing permite traçar metas e definir objectivos estratégicos atingíveis dentro de um determinado prazo, orientando a tomada de decisão, melhorando os resultados da tua empresa, satisfazendo os teus clientes e motivando teus os colaboradores.

Possibilita a acção baseada em dados concretos

Em marketing, não pode haver uma tomada de decisão por mera especulação. Assim, o plano é importante para poderes trabalhar única e exclusivamente com dados reais e concretos, obtidos nas pesquisas de mercado e público-alvo.

Contribui para a organização do trabalho

Com o plano Marketing consegues contemplar as funções e responsabilidades de cada elemento da tua equipa. Vais definir todas as etapas das tuas acções de Marketing Digital e Marketing Tradicional, terás a indicação das ferramentas a usar e dos prazos a cumprir, melhorando as práticas da tua empresa na execução dos objetivos traçados.

Reduz erros estratégicos

O plano de Marketing permite que a tua empresa reduza erros estratégicos ao fornecer dados detalhados sobre as variantes internas e externas, auxiliando-te, assim, na melhor tomada de decisão.

Determina os pontos fortes e fracos da tua empresa

Após o estudo para a elaboração de um plano de Marketing, saberás quais são os pontos fortes e fracos da tua empresa. E isso significa que poderá definir o caminho para minimizares as fraquezas e maximizares as potencialidades para aumentar rentabilidade do negócio.

Controlo de custos

Apesar de não teres a garantia de que vais gastar apenas o que determinou o plano, terás um orçamento onde sabes quanto, quando e onde vais gastar para atingires os teus objectivos e qual é o retorno do investimento, o ROI (Return On Investment).

O plano de Marketing oferece também à tua empresa uma redução significativa de custos desnecessários com a diminuição do desperdício dos recursos aplicados em soluções pouco efectivas.

Antecipar crises

O plano de Marketing antecipa crises porque conhece as necessidades e os desejos do teu cliente, os condicionalismos do mercado e a situação financeira da tua empresa. Prevendo mudanças ou problemas, poderás agir atempadamente e, assim, evitar maus resultados.

Aumenta a notoriedade e autoridade da tua marca

Para teres uma empresa reconhecida na tua área de negócio, é necessário ter uma presença sólida através de acções de Marketing Digital e Marketing Tradicional, aumentando a notoriedade e a autoridade da tua marca para atrair cada vez mais novos clientes.

Aumenta a competitividade

Ao aumentar a notoriedade e autoridade, a tua empresa com aumentará a satisfação dos teus clientes e os teus produtos ou serviços tornar-se-ão mais conhecidos no mercado, expandindo o nível de competitividade face à concorrência.

Aumenta as vendas

Através da comunicação e das estratégias de marketing, a tua marca ao tornar-se mais competitiva, aumentando as vendas. Se seguires e redefinires de forma cíclica o teu plano de Marketing, o teu negócio ficará cada vez mais rentável, ano após ano.