O que é o Funil de Vendas?

Hoje em dia, um Funil de Vendas é um dos elementos mais essenciais para o crescimento de qualquer negócio e é uma das estratégias mais eficazes do Marketing Digital.
O Funil de Vendas ilustra todo o processo pelo qual o potencial cliente passa até chegar ao momento da compra ou contratação.
O Funil de Vendas tradicional abrange quatro etapas:
Conscientização (awareness)
É aqui que o possível cliente entende que tem um problema ou necessidade e ocorre a primeira interacção com tua marca. Aqui, o Visitante encontra a tua empresa de que nunca tinha ouvido falar, seja por meio de buscas orgânicas no Google, anúncios ou, mesmo, por indicações de outras pessoas.
Nesta fase, ainda não sabemos qual é a necessidade e se somos a solução ideal para ele, por isso, dizemos que é um tráfego não-qualificado, mas que, ao mesmo tempo, busca uma solução. É com a oferta de conteúdo do nosso site ou das redes sociais, ou de outras formas de primeiro contacto que conseguiremos guiar o Visitante pelo funil, para a fase seguinte.
Interesse e avaliação (interest stage)
Levar um potencial cliente da fase de conscientização para a fase de interesse e avaliação significa conquistar a atenção dessa pessoa.
Ainda estamos longe da concretização da venda e precisamos de provar à Lead de que nosso produto ou serviço é realmente o melhor, apontado os nossos pontos fortes e pontos únicos. É aqui o momento de demonstrar confiança, credibilidade e autoridade.
No final desta fase, a Lead ainda não estabeleceu um contacto directo com o teu negócio, ou seja, tudo o que ele fez foi aceder ao teu site ou redes sociais e solicitar conteúdo rico (ebooks) em troca de um email. A Lead reconhece que a tua empresa é uma potencial solução para o problema e seguir pelo funil.
Decisão (Decision)
A terceira fase do funil é a fase da tomada de decisão. Nesse momento, a Lead Qualificada de Marketing já entendeu exactamente do que precisa; no entanto, ainda precisa de informações mais detalhadas sobre teus produtos ou serviços. Uma parte dos potenciais clientes solicitará orçamentos, pedirá demonstrações, telefonará ou enviará e-mails. Para os convenceres a tomarem uma decisão, usa a prova social (conteúdos gerados por clientes que comprovam a qualidade do produto ou serviço), vídeos demonstrando a usabilidade e demais formas de comunicação que deixem claro como a tua solução funciona.
Se conseguires trabalhar bem a condução desta etapa, as pessoas deixarão de ser Leads e passarão a ser classificadas como Oportunidades.
Acção (Action)
O teu Cliente chegou ao final do funil, decidiu que és a melhor solução e está pronto para realizar a compra ou a assinatura do contrato.
Mas ainda há a possibilidade do Cliente desistir! Por isso, garante que esta fase seja fácil e fluida; se dificultares a acção, poderás perder a oportunidade de conversão.