"Não construa links. Construa relacionamentos"

29-01-2024

A frase "Não construa links. Construa relacionamentos", foi atribuída a Rand Fishkin e reflecte uma mudança importante na abordagem do Marketing, especialmente no contexto do Marketing Digital e na SEO (Search Engine Optimization). 

Rand Fishkin, conhecido por ser um dos fundadores da Moz (uma empresa de software da SEO), é uma figura influente no mundo do Marketing Digital e tem sido um defensor de práticas mais orgânicas e centradas no utilizador.

No contexto do Marketing Digital, a construção de links (link building) tem sido tradicionalmente uma táctica chave para melhorar a visibilidade dos sites nos motores de busca. Esta prática envolve a obtenção de links de outros sites para o teu, o que ajuda a aumentar a autoridade do site aos olhos dos motores de pesquisa, como o Google. No entanto, com as actualizações dos algoritmos dos motores de busca e uma maior ênfase na qualidade e relevância do conteúdo, a simples acumulação de links deixou de ser tão eficaz e, em alguns casos, pode até ser prejudicial se não for feita de maneira ética.

A frase de Rand Fishkin sugere uma mudança de foco. Em vez de te concentrares na construção de links como um fim em si mesmo, a tua marca deve concentrar-se em construir relacionamentos sólidos e significativos, o que poderá ser feito através de:

  • Produzires conteúdo que seja genuinamente útil e interessante para o teu público-alvo.
  • Interagires com teus clientes, seguidores e influenciadores de maneira autêntica e construtiva nas redes sociais e outras plataformas.
  • Fazeres parcerias com outras marcas, influenciadores e /ou especialistas do sector da tua área de actuação, de maneira a agregar valor para todas as partes envolvidas.
  • Priorizares a satisfação do teu cliente e construíres uma base de fãs leais através de serviços e apoio de excelência.

Ao adoptares esta abordagem, não apenas melhorarás a presença online da tua marca de maneira mais sustentável, mas também construirás uma base sólida de confiança e autoridade com o teu público, pode levar a links naturais e de alta qualidade, já que outros sites e influenciadores estarão mais inclinados a referenciar e recomendar a tua marca devido ao bom relacionamento.