Jornada do Herói

23-05-2023

"Faça do cliente o herói da sua história."

Esta frase de Ann Handley, uma das principais referências mundiais em Marketing de Conteúdo, leva-nos ao poder da Storytelling e da "Jornada do Herói".

Existem inúmeros modelos para estruturar uma boa história de forma interessante mas hoje vamos conhecer a "Jornada do Herói". Este é o nome que se dá a uma estratégia usada para contar histórias e que é aplicada em vários contextos, do cinema à escrita.

A "Jornada do herói" é a estrutura da história e é um caminho constituído por 12 passos. É através desses passos que o nosso personagem principal (o Herói) ganha vida e consegue cativar o público-alvo.


Mundo Comum
No primeiro passo da nossa história, apresentamos a personagem principal e damos-lhe vida: mostrando as suas características, personalidade e a sua rotina. Esta é uma personagem que acrescenta algo à experiência do público-alvo e que crescerá ao longo de todo o caminho. É aqui criada a ligação com o público-alvo.

Chamamento para a Aventura
Este é o momento em que o nosso herói toma conhecimento da existência de um problema ou obstáculo que pode mudar o seu dia-a-dia.

Recusa
A recusa é a primeira reacção do herói ao problema existente. Ele não quer e não está interessado em resolver a situação, pois sente-se confortável com a sua rotina diária.

Encontro com o Mentor
Aqui o herói muda de rumo, através de uma pessoa, fenómeno ou pensamento que o faz sair do seu 'Mundo Comum'.

Travessia do Limiar
O nosso herói vai em direcção ao problema ou obstáculo e aceita, com mais ou com menos medo, sair do seu 'Mundo Comum'. O personagem torna-se consciente do desafio.

Provas, Aliados e Inimigos
Neste fase, a personagem percebe quais são os seus amigos e quem o vai ajudar, e quais os seus opositores. É nesta fase que o nosso herói começa a crescer.

Aproximação da Caverna Secreta
Esta é uma altura de isolamento, de introspecção. O herói recolhe a si mesmo, para pensar e questionar o que se passa e o que tem de fazer.

Provocação
Finalmente, o herói encara o problema. Nesta fase, ele tem, aparentemente, de o vencer e tem todas as condições necessárias: tem um percurso, evoluiu e cresceu e é agora posto à prova. Aparentemente, a prova é superada.

Recompensa
O herói percepciona que o problema foi superado e prepara-se para regressar ao seu 'Mundo Comum'. No entanto, ele não comemora a vitória.

Caminho de Volta
O herói entende que há uma calmaria, mas não está de todo confiante.

Ressurreição
O problema não está superado. O problema renasce e é aqui que se dá a o confronto final.

Retorno e Consagração
Munido de todas as armas, ferramentas, ensinamentos e aliados, o herói consegue, por fim, vencer a batalha e, assim, atinge a consagração. É muitas vezes recebido de braços abertos no seu Mundo Comum'.


A ' Jornada do herói' não é uma estratégia para replicarmos literalmente, o objectivo de conhecermos este método é retirarmos dele o melhor para redigirmos a nossa história de forma impactante e humanizada. E para isso, a Storytelling é uma ferramenta poderosa.