Gerações em perspectiva

23-07-2024
A evolução das gerações: como o contexto histórico define comportamentos e valores ao longo do tempo
A evolução das gerações: como o contexto histórico define comportamentos e valores ao longo do tempo

Como o contexto histórico molda os comportamentos e os valores ao longo do tempo.

As Gerações podem ser definidas como um grupo de indivíduos nascidos numa época, influenciados por um contexto histórico que causou impacto à sociedade no que diz respeito à evolução.

Cada geração possui características únicas que estão directamente ligadas ao seu comportamento, costumes e valores. Para entendermos melhor cada geração, é importante conhecermos as suas individualidades e o seu impacto no ambiente organizacional.

A Geração de Veteranos ou Tradicionais é formada por pessoas que nasceram entre 1925 e 1940.

Viveram na época da 2ª Guerra Mundial e foram marcados pelas grandes crises económicas. São pessoas rígidas por causa das dificuldades que viveram e gostam de respeitar as regras. Os seus principais valores são família, trabalho e moral.

Baby Boomers são os nascidos entre 1941 e 1959

A Geração Baby Boomers é assim conhecida por causa da explosão demográfica após a 2ª Guerra Mundial.
Os Baby Boomers valorizam a família, procuram a sua realização pessoal mas não gostam de grandes mudanças. Trabalham para ter uma boa estabilidade financeira para adquirir obejctos de valor, como casas, carros, televisores etc).

Geração X compreende o período de 1960 a 1979.

A Geração X acompanhou o começo da tecnologia: computador pessoal, a internet, o e-mail, o telemóvel etc. É uma Geração diferente das anteriores, gosta de novas oportunidades e desafios, e odeia a rotina. Tem um espírito empreendedor e autoconfiante, procura a sua individualidade sem a perder a convivência em grupo.

Geração Y (MILLENIALS) é composta por pessoas que nasceram entre 1980 e 1995.

A Geração Y é a geração da liberdade e da inovação. Trata-se da primeira geração com uma convivência tecnológica desde a sua infância.

É uma geração que está sempre conectada, partilhando hábitos, experiências e momentos. Gostam de novas tecnologias, têm a habilidade de realizar múltiplas tarefas, preferem adquirir experiência e conhecimentos em diferentes áreas, tendem a fugir dos empregos chamados tradicionais e evitam permanecer muitos anos numa única empresa.

Geração Z (CENTENIALS) é composta com os nascidos a partir de 1996 até 2010.

A Geração Z nunca viu o mundo sem a presença de computadores, tablets, telemóveis e, desde muito pequenos, aprenderam com facilidade o seu manuseio. Além da tecnologia, é considerada a geração mais diversificada no contexto da história de termos raciais e étnicos, são autoconscientes e não egocêntricos. Tendem a preferir um ambiente de trabalho que ofereça condições de igualdade e procuram a verdade acima de tudo.

Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração actual.

A principal característica desta geração é a conectividade com a tecnologia. As crianças pertencem ao mundo tecnológico desde que nasceram e têm acesso aos estímulos deste ambiente desde os primeiros meses de vida.

Crescem numa estrutura familiar mais diversa e configurações variadas, como famílias monoparentais, homoafectivas e inter-raciais.

São crianças que estão permanentemente conectadas e se tornam especialistas no uso de novas tecnologias, com habilidades visuais, melhorando a coordenação olhos-mãos e a capacidade de trocar de tarefas facilmente, e independentes quando se trata de tomar suas próprias decisões e gerir as suas identidades digitais.


Voltar ˃