Design Thinking

O que é Design Thinking?
O Design Thinking é o "pensamento de design", ou seja, uma forma de pensar criativa e colaborativa, visando a resolução de problemas.
Trata-se de uma abordagem do design que vai muito além da estética, já que é pensada para ser funcional e eficiente, focando-se nas pessoas e nas suas necessidades, e com o objectivo principal de inovar.
Como surgiu o Design Thinking?
Historicamente, o reconhecimento de um "modo de pensar" exclusivo do design surge na década de 1970, mas o termo foi popularizado por Tim Brown, CEO da IDEO, no início dos anos 1990.
Tim Brown afirmou:
"As necessidades humanas são o ponto de partida. A abordagem do Design Thinking rapidamente passa a "aprender criando". Ao invés de pensar no que construir, construir para pensar. Os protótipos aceleram o processo de inovação. Apenas quando libertamos as nossas ideias para o mundo começamos a compreender as suas forças e fraquezas. Quanto mais cedo começarmos a fazê-lo, mais rapidamente as nossas ideias evoluirão".
Quais são os 5 princípios do Design Thinking?
Mapa da empatia: estuda as necessidades da tua Persona
A primeira etapa é uma das mais importantes: consiste em olhar para um produto ou problema com os olhos do teu público-alvo. Estas observações devem acontecer com empatia, para evitar julgamentos e não transmitir noções preconcebidas sobre as necessidades da tua Persona. Este é um processo muito importante para descobrir os problemas que a tua Persona tinha e nem sabia que tinha ou que não conseguia transmitir. Neste momento, traçar um Mapa da Empatia pode ser uma grande ajuda para compreenderes as necessidades para a quais procuras soluções.
Definir: nomeia o problema que vais resolver
Com base nas informações recolhidas na fase da empatia, é preciso definir qual o problema principal a ser resolvido, bem como os secundários. Para esta definição, considera as necessidades da Persona para elencares as prioridades e saberes com que questões lidarás de agora em diante.
Idealizar: apresenta soluções criativas
Agora que já conheces os problemas que tens de resolver e os motivos por detrás de cada um deles, chegou a hora de pensares nas soluções. A fase de idealizar nada mais é do que o momento de Brainstorming, em que a equipe se une, libertando toda a sua criatividade, sem medo de errar.
Criar protótipos: erros rápidos geram aprendizados rápidos
Esta é a etapa que transforma ideias numa solução. Um protótipo serve para revelar os problemas e ajudar a desenvolver uma versão mais concreta da ideia.
Testar
Coloca os protótipos à prova e observa como as pessoas interagem com eles, identifica as lacunas e onde eles ficam aquém das expectativas. Este período de experiência com o cliente ajudará na criação dos próximos protótipos até à definição do produto final.
