Como identificar o teu Mercado-Alvo?

31-07-2023

Identificar o Mercado-Alvo requer um processo de análise e pesquisa para compreender melhor os consumidores e determinar qual grupo específico será o foco das estratégias de marketing. 

Aqui estão algumas etapas importantes para identificares o teu Mercado-Alvo:

Analisa o teu produto ou serviço:

Começa por analisar o produto ou serviço que a tua empresa oferece. Identifica as suas principais características, benefícios e como se diferencia da concorrência.
Compreender o que torna o teu produto ou serviço único é fundamental para encontrar o mercado adequado.

Faz uma pesquisa de mercado:

Realiza pesquisas de mercado para coligires informações sobre os teus clientes potenciais. Utiliza questionários, entrevistas ou outras técnicas para obteres dados sobre as necessidades, desejos e preferências do teu público em relação ao teu produto ou serviço.

Segmentação de mercado:

Com base nas informações recolhidas, divide o teu mercado em segmentos com características semelhantes. 
Por exemplo, segmentação demográfica (idade, género, localização), psicográfica (estilos de vida, valores) e comportamental (padrões de compra, lealdade à marca).

Avalia a tua concorrência:

Analisa os teus concorrentes e o mercado em geral. Que grupos de consumidores são já atendidos pelos teus concorrentes? Existe algum segmento pouco explorado ou com pouca concorrência que possa ser uma oportunidade para a tua empresa?

Analisa o teu público actual:

Analisa a base de clientes existente. Quem são os teus clientes actuais? Quais são suas características demográficas, interesses, comportamentos de compra e preferências?
Esta análise fornecerá insights sobre o perfil do público que já está interessado no que a tua empresa oferece.

Seleciona o teu Mercado-Alvo:

Com base nas informações obtidas, escolha um ou mais segmentos como Mercado-Alvo. Prioriza os segmentos com maior potencial de crescimento, alinhados com os recursos da tua empresa e que sejam mais adequados para o teu produto ou serviço.

Desenvolve as tuas personas:

Cria personas que representem os perfis dos teus clientes-alvo. Uma persona é uma representação fictícia de um cliente ideal, com base em dados reais e informações da pesquisa. Com esta análise poderás a entender melhor as necessidades e os comportamentos do público-alvo.

Testa e ajusta:

Implementa as tuas estratégias de marketing direccionadas ao Mercado-Alvo e avalia os resultados. Ao longo do tempo, é importante que acompanhes a resposta dos clientes e, se necessário, que estejas preparado para ajustes da tua estratégia.