Como criar uma Persona?

14-06-2023

Depois de saberes o que são Personas e de conheceres a sua importância, chegou o momento de aprenderes a criá-las.
As Personas não são criadas por suposição ou intuição!
É necessário um trabalho prévio de pesquisa aprofundada e análise de dados. Só depois passarás à construção das Personas.
Segue os seguintes passos:

Recolhe dados dos teus clientes

Podes começar por coligir os dados que já possuis sobre os teus clientes. Se a tua empresa possui equipas de marketing ou de vendas e/ou atendimento, elas poderão partilhar informações sobre a parte qualitativa do perfil, principalmente a partir da identificação de pontos fracos, desafios, tendências e oportunidades (Análise SWOT).

Questões a colocar

As questões a colocar vão variar conforme a tua área de negócio mas, antes de começares, deverás definir quais são as especificidades que queres analisar nos teus clientes. Os inputs recolhidos vão ajudar-te a entender o teu cliente.

Informações obrigatórias:

Nome: Ajuda na identificação e na empatia com o utilizador e poderá ser usado em acções de marketing pontuais

Idade: Sabendo a idade da tua Persona, será mais fácil decidir se deves utilizar uma linguagem mais informal ou não

Estado civil: Pessoas casadas e solteiras têm estilos de vida diferentes

Localização: Considerando que existem variações culturais, geográficas e políticas entre regiões, saber onde estão os teus clientes poderá revelar-se bastante pertinente

Formação: Vai ajudar-te a perceber qual é o conhecimento que a pessoa poderá ter sobre tua área de negócio

Personalidade: Conhecer a personalidade dos teus clientes ajudar-te-á a saber lidar com eles, o que será valioso para a tua área comercial

Objectivos: Saber o que os teus clientes querem alcançar na vida pessoal e profissional, pode ajudar-te a produzir conteúdos que abordem tais metas

Interesses: Os interesses de uma pessoa como, por exemplo, hobbies e séries a que assistem, pode ajudar-te a determinar quais são os seus gostos e os temas a que são mais sensíveis

Redes sociais: Sabe onde é que os teus potenciais clientes passam o seu tempo e poderás ajustar a tua comunicação às várias redes sociais

Marcas favoritas: Ajuda-te a entender quais as características que o cliente procura numa empresa, os seus interesses, afinidades e, até, classe social.

Necessidades ou problemas: Entende quais são as dificuldades do teu cliente. Assim, será mais fácil perceber como podes oferecer o teu produto ou serviço


Análise dos dados recolhidos

Agora que já recolheste os dados, deves começar a separá-los e a analisá-los. Tenta encontrar padrões nas respostas relativas a características dos teus clientes, problemas que encaram e dúvidas que têm.
Por exemplo, se perceberes que a maioria das pessoas tem entre 30 a 35 anos, é licenciada e utiliza, maioritariamente, o Instagram para interagir com as marcas, é neste perfil que te deves focar.


Criação da Persona

Chegou então a melhor parte: começa a dar vida à tua Persona!
Pensa nela como se fosse uma pessoa real – que tem nome, um rosto, personalidade, vontade própria, medos, anseios e sonhos — como todos nós! Cria um texto descritivo, como se fosse um Storytelling da tua Persona e não te esqueças de descrever como ela interage com o teu produto ou serviço – dessa forma será mais fácil perceber como vai chegar até à tua marca.


Começa a utilizar a Persona

De nada te serve criar uma Persona, se não a utilizares. Dinamiza a divulgação das tuas Personas junto da tua equipa e assegure-te de que todos os departamentos pensam nela nos seus processos — quer sejam de vendas, design, marketing ou atendimento.