Glossário de Marketing Digital
Um guia prático com definições claras para quem deseja dominar o marketing digital e criar estratégias eficazes.
A
ADVOCACY MARKETING
O marketing de defesa, ou advocacy marketing, é uma estratégia que se concentra em transformar clientes satisfeitos em embaixadores da marca, incentivando-os a partilhar experiências positivas e recomendar produtos ou serviços a outros.
ALT TEXT (texto alternativo)
É usado para descrever uma imagem na internet. Este texto é lido pelos motores de pesquisa, sendo um factor importante na SEO, sendo também quando o navegador não carrega a imagem.
ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network)
Foi uma rede de computadores desenvolvida pela Agência de Projectos de Pesquisa Avançada (ARPA) dos Estados Unidos, precursora da actual Agência de Projectos de Pesquisa Avançada em Defesa (DARPA). A ARPANET foi a primeira rede a implementar o protocolo TCP/IP, que se tornou a base da Internet. Foi criada no final da década de 1960 e operou até 1990, quando foi desactivada. A ARPANET conectava universidades, centros de pesquisa e instituições governamentais, permitindo a troca de informações e o desenvolvimento de tecnologias que serviram como base para a internet moderna.
B
BUZZ
É um termo frequentemente utilizado no marketing e na comunicação para descrever o entusiasmo, a excitação ou o burburinho gerado em torno de um produto, marca ou evento. O"buzz" refere-se geralmente à conversa e ao interesse que uma marca ou produto conseguem criar nas redes sociais ou entre os consumidores de maneira orgânica.
D
DADOS ANONIMIZADOS
A expressão 'dados anonimizados' designa uma técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa. Esta técnica resulta em dados que não podem ser associados a nenhum indivíduo específico. Com a análise de dados anonimizados, podemos criar produtos e recursos seguros e valiosos, como o preenchimento automático de uma consulta de pesquisa inserida, e detectar com mais precisão as ameaças à segurança, como sites de phishing e malware, além de proteger a identidade dos utilizadores. Podemos, também, partilhar externamente e com segurança os dados anonimizados, tornando-os úteis para outras pessoas, sem colocarmos a privacidade dos nossos utilizadores em risco.
F
FEATURED SNIPPETS
Featured Snippets são respostas destacadas que o Google exibe no topo dos resultados de pesquisa, fornecendo informações rápidas e directas. Podem aparecer em forma de parágrafo, lista, tabela ou vídeo e são frequentemente utilizados por assistentes virtuais em pesquisas por voz.
H
HTML - 'HyperText Markup Language' (Linguagem de Marcação de Hipertexto)
É a linguagem base da World Wide Web e é utilizada para estruturar o conteúdo e o layout de uma página web, definindo elementos como texto, imagens, vídeos, links e outros recursos multimédia. O HTML permite aos programadores e designers web criar páginas web interactivas e acessíveis através da utilização de marcações específicas, as "tags", que são interpretadas pelos navegadores web para exibir o conteúdo de forma adequada aos utilizadores.
K
KEYWORD STUFFING
Esta prática envolve o uso excessivo e desproporcional de palavras-chave no conteúdo, meta-tags, ou outras partes de uma página web, de uma maneira que não faz sentido do ponto de vista do leitor, e que tem como principal objectivo enganar os motores de busca.
L
LINK 'BLACK HAT
Referem-se a técnicas desonestas de SEO, como a compra de links ou o uso de redes de sites artificiais, para manipular os rankings de um site nos motores de pesquisa de forma antiética e contra as directrizes estabelecidas.
LINK BUILDING
Link building é uma técnica de SEO (Search Engine Optimization) que envolve a obtenção de links de outros websites para o teu próprio site. O objectivo do link building é aumentar a autoridade e a relevância do teu site aos olhos dos motores de pesquisa, como o Google, o que pode levar a um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.
LINK FARM
É uma prática na optimização para motores de busca (SEO) em que sites em grupo criam entre si links recíprocos ou links unidireccionais de uns para os outros com o objectivo de aumentar artificialmente a popularidade e a classificação nos motores de busca. Essa técnica é considerada uma forma de manipulação de links e é estritamente contra as directrizes de qualidade do Google e de outros motores de busca.
LINK NOFOLLOW
São atributos utilizados em hiperligações HTML para indicar aos motores de pesquisa que não devem seguir ou atribuir importância ao link, não influenciando o ranking do site de destino.
M
MINIFICAÇÃO
Refere-se ao processo de optimização de código em linguagens de programação web, como HTML, CSS e JavaScript, com o objectivo de reduzir o tamanho dos ficheiros sem alterar a sua funcionalidade ou comportamento. Este processo envolve a remoção de espaços em branco, quebras de linha, comentários e outras partes do código que não são necessárias para a execução do programa. A minificação é geralmente utilizada para melhorar o desempenho de websites, uma vez que ficheiros mais pequenos são transferidos mais rapidamente pela Internet, reduzindo o tempo de carregamento das páginas.
MOBILE-FRIENDLYUm site ou aplicativo que é optimizado para ser facilmente visualizado e utilizado em dispositivos móveis, como smartphones, tablets etc. Um site ou aplicativo mobile-friendly é criado considerando as restrições de espaço, resolução de tela e capacidades de interação específicas desses dispositivos. As características de um site ou aplicativo mobile-friendly incluem layout responsivo, navegação simplificada, carregamento rápido, conteúdo adaptado, compatibilidade com navegadores móveis e a ausência de recursos flash.
N
NAVEGAÇÃO BREADCRUMB
A navegação breadcrumb, ou navegação de migalhas de pão, é um tipo de navegação secundária que mostra ao utilizador o caminho percorrido desde a página inicial até à página actual no website ou aplicação. A metáfora do nome provém da história de "João e Maria", em que as personagens deixam um rasto de migalhas de pão para encontrarem o caminho de volta para casa.
Exemplo: Página inicial > Categoria > Subcategoria > Nome do produto
Cada elemento da navegação breadcrumb é clicável, excepto o último, que
representa a página actual e normalmente é apresentado como texto sem um link.
Esta funcionalidade melhora a experiência do utilizador, permitindo uma
navegação mais intuitiva e eficiente pelo site.
O
OMNICANAL
Um canal omnicanal refere-se a uma abordagem integrada de comunicação e vendas, onde as empresas utilizam vários canais de interacção com os seus clientes, como lojas físicas, televisão, e-commerce, redes sociais, email, entre outros, de forma contínua e consistente. O objectivo é oferecer uma experiência fluida e sem interrupções, permitindo que o cliente transite entre diferentes plataformas e canais, mantendo a mesma qualidade de serviço e acesso às informações, independentemente do meio utilizado.
Por exemplo, um cliente pode pesquisar um produto online, comprar numa loja física e, depois, fazer uma devolução por meio de um serviço de atendimento ao cliente via chat ou telefone, sem que haja qualquer barreira ou incoerência na informação. Essa estratégia permite uma maior conveniência para o cliente e um melhor aproveitamento de todos os pontos de contacto disponíveis.
OPT-IN
Refere-se a um consentimento explícito que uma pessoa dá para receber comunicações, geralmente de natureza promocional, de uma empresa ou organização. Em outras palavras, quando um indivíduo opta por receber emails, newsletters, ou outras formas de marketing directo, ele está a fornecer permissão explícita para ser incluído nessas listas de envio.
P
PLUGIN
É um tipo de componente de software que adiciona uma funcionalidade específica a um programa. Geralmente é desenvolvido para ser integrado com um software já existente, estendendo suas capacidades ou fornecendo novos recursos. Os plugins são frequentemente utilizados em navegadores web, editores de texto, programas de edição de imagem e vídeo, entre outros tipos de software, permitindo aos utilizadores personalizarem e ampliarem a funcionalidade dos programas de acordo com suas necessidades específicas.
R
RGPD (Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados)
RGPD (Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados) é uma lei da União Europeia que entrou em vigor a 25 de Maio de 2018, estabelecendo regras para a protecção dos dados pessoais dos cidadãos. O principal objectivo do RGPD é garantir que as empresas e organizações tratem os dados pessoais de forma transparente, segura e com o consentimento explícito dos titulares. Esta legislação aplica-se a qualquer entidade que processe dados de cidadãos da UE, independentemente da localização da empresa, impondo obrigações rigorosas sobre como os dados devem ser recolhidos, armazenados e utilizados.
S
SERP
É a sigla para "Search Engine Results Page" e designa a página exibida por um motor de busca em resposta a uma consulta realizada por um utilizador. Normalmente, a SERP uma diversidade de tipos de resultados, incluindo páginas da web com links orgânicos ou anúncios pagos, caixas de resumo (featured snippets), mapas, imagens, vídeos e outros recursos.
SMART SPEAKERS
Ou altifalantes inteligentes são dispositivos equipados com assistentes virtuais integrados, como o Google Assistant, Alexa da Amazon, ou Siri da Apple. Estes altifalantes utilizam comandos de voz para realizar várias tarefas, como tocar música, fornecer informações, controlar dispositivos domésticos inteligentes (luzes, termostatos etc.), e muito mais. Para além de reproduzir som, os smart speakers permitem uma interacção intuitiva com a tecnologia, tornando a vida mais prática através da automatização de acções e da conexão com outros serviços digitais.
SPAM NOS MOTORES DE BUSCA
É uma técnica de SEO manipuladora que visam enganar os motores de busca para obter classificações mais altas, recorrendo frequentemente a práticas como a utilização excessiva de palavras-chave ou termos irrelevantes como texto-âncora em links ou inserir links de forma excessiva e não natural em blogs, fóruns e outros sites como comentário irrelevante para o conteúdo apresentado.
U
URL
A URL é uma componente essencial da estrutura do teu site. Elas devem ser claras, concisas e descritivas para ser mais fácil de ser entendida pelos utilizadores e pelos motores de pesquisa. Inclui palavras-chave relevantes para melhorar a relevância e a indexação.
Dicas: Evita números e caracteres especiais | Utiliza hífens para separar palavras | Mantenha as URLs curtas e relevantes ao conteúdo da página.
X
XML – 'eXtensible Markup Language' (Linguagem de Marcação Extensível)
Trata-se de uma linguagem de marcação que define um conjunto de regras para a codificação de documentos de forma que seja tanto legível por humanos quanto por máquinas. O propósito do XML é facilitar a partilha de dados através de diferentes sistemas, especialmente sistemas conectados via internet. A estrutura do XML é hierárquica e os dados são armazenados entre as tags, que são marcadores que definem o início e o fim de um elemento no documento. Estes documentos são estruturados de forma a serem facilmente interpretados por programas e scripts, facilitando a interoperabilidade entre sistemas heterogéneos.